domingo, 11 de abril de 2010

Um pouco das profissões - Delegado Federal

       De acordo com o Professor e delegado federal ---- (não publicado por motivos de privacidade), o cargo de delegado foi criado com a lei nº 261 de 3 de dezembro de 1841. Seu nome é originário de delegação do chefe de polícia. O primeiro órgão policial brasileiro foi a Intendência Geral de Polícia, criado pelo rei Dom João VI em sua fuga ao Brasil, como modo de proteção. Antes de sua chegada, era dever do Alcaide, uma espécie de Prefeito da época, cuidar da segurança pública. Não se diz jurisdição da polícia, pois jurisdição é só do judiciário, diz-se atribuição. Na criação de Brasília, muitos policiais não queriam sair do RJ. Independentemente da atribuição que ele tenha, presenciando um delito tem a obrigação de agir. Os cargos são divididos em duas áreas. Administrativa e policial, estes são: Delegados, Peritos, Escrivães, Papilocopistas (trabalham com a identificação) e Agentes.

       As atribuições da polícia federal são: apurar infrações; prevenir e reprimir o tráfico ilícito; exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras; exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União. (C.F. Art. 144 §1º) Estruturada pelo Órgão Central do Departamento de Policia Federal, em Brasília. Dividida em superintendências Regionais e estas em Delegacias (em regiões estratégicas).

       Os Requisitos para se tornar Delegado são: ter concluído a faculdade de Direito; aprovação em concurso público; prova de conhecimentos; capacidade física (correr 2,4km (homens) /2km (mulheres) em 12 minutos, 5 elevações na barra com extensão total do braço, para os homens e para as mulheres 1 elevação na barra e 30 segundos segurando no meio). Pessoas com restrições físicas não conseguem entrar (na PF outras polícias podem permitir) todos os testes físicos são realizados no mesmo dia; exame médico e Psicotécnico (dura dois dias, testando a paciência dos candidatos); haverá uma investigação da vida social, afinal, o delegado receberá uma arma e poderá usar algemas, imagina um delegado assustando o vizinho chato com uma arma; um curso de formação policial, em Brasília, que ocorre de 4 em 4 meses com vagas para 400 pessoas, é obrigado a ir quando chamado, podendo perder a vaga se não for. Na PRF existem 5 centros de treinamento, cujo objetivo é testar psicologicamente e a obediência do candidato; haverá um segundo curso de formação com cerca de 90 disciplinas,uma das exigências é não usar celular nem desobedecer. É eliminatório.

       No começo da carreira será sempre enviado às fronteiras do país, pois é onde há mais vagas. Após cerca de dois anos aparecerá algum concurso de remoção e poderá se candidatar para mudar de estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário